UFPE foi destaque nas premiações da Associação Nacional de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (ANPEPRO)

Durante o EPPGEP 2017 (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção), evento científico realizado pela ANPEPRO, a Engenharia de Produção da UFPE teve uma participação destacada, recebendo 2 das 4 premiações conferidas pela ANPEPRO além de 3 menções honrosas. Este evento ocorreu de 15-17 de fevereiro, na PUCPR, em Curitiba-PR.

Embora eventos nacionais de Engenharia de Produção (EP) possam reunir cerca de mil trabalhos apresentados, este formato inovador de evento promovido pela ANPEPRO reúne apenas a elite dos trabalhos desenvolvidos no âmbito das Pós-Graduações em EP do país. A seleção dos trabalhos para o EPPGEP é realizada de forma descentralizada e rigorosa pelos programas de pós graduação, onde são indicados para participação no evento apenas os melhores trabalhos de cada programa do país, sendo estes avaliados posteriormente pelo comitê do evento para a premiação.

Dentre as diferentes categorias de prêmios (4 modalidades: Doutorado, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Produção Tecnológica), a mais importante é para trabalho de aluno de doutorado. A banca foi constituída por 5 dentre os 20 pesquisadores brasileiros que estão no topo do ranking na EP, de diferentes instituições: USP, ITA, UFRJ, UFF e UNIFESP.

Além de receber a premiação de melhor trabalho nas modalidades trabalho de doutorado e produção tecnológica, a Engenharia de Produção da UFPE recebeu também 2 menções honrosas na modalidade de trabalho de doutorado e 1 menção honrosa na modalidade de trabalho mestrado acadêmico.

Prêmio de Doutorado:

O trabalho A PROMETHEE-based approach for conflict analysis in evidence theory integrating three conflict measures (Lucimário Gois de Oliveira Silva; Adiel Teixeira de Almeida-Filho) recebeu o prêmio de melhor trabalho de doutorado. O trabalho foi apresentado pelo ex-aluno do PPGEP e docente em Engenharia de Produção no CAA, Lucimário Gois de Oliveira Silva, que defendeu a tese em dezembro de 2016 com a orientação do professor Adiel Teixeira de Almeida Filho. A defesa de tese contou com a participação dos professores externos Salvatore Greco (University of Catania/University of Portsmouth), que é editor da coleção State of Art in MCDA, e Roman Słowiński (Poznan Univeristy of Technology), que é editor chefe do European Journal of Operational Research, o principal periódico A1 da Engenharia de Produção; além das professoras Danielle Morais e Caroline Mota como examinadoras internas.

Prêmio de Produção Tecnológica:

O trabalho Sistema de Apoio a Decisão Multicritério com método FITradeoff (Eduarda Asfora Frej; Takanni Hannaka Abreu; Cristina Medeiros; Adiel Teixeira de Almeida; Jônatas Araújo de Almeida e Eduardo Morgon Krym), apresentado pela aluna de mestrado acadêmico e laureada em Engenharia de Produção pela UFPE Eduarda Asfora recebeu o prêmio de produção tecnológica. Tendo em vista o ingresso no doutorado, a aluna defendeu o a dissertação de mestrado no dia 20/02, sendo avaliada pelo professor Nei Yoshiro Soma (ITA) como examinador externo e professora Ana Paula Cabral como examinadora interna, além de professor Adiel T. de Almeida que atuou como orientador do trabalho.

Menções Honrosas:

Na modalidade de doutorado, foram obtidas as menções honrosas com o melhor trabalho em “Model’s Development” (Additive-Veto model for the sorting problematic in multicriteria decision problems – Rachel Perez Palha; Adiel Teixeira de Almeida; Danielle Costa Morais), apresentado pela doutoranda Rachel Palha que é docente em Engenharia de Produção no CAA, e com o melhor trabalho em “Services Modeling” (Selective maintenance for multi-mission oriented systems: Insights, Formulations and Analyses – Lucas Frederico A. Ribeiro; Cristiano A.V. Cavalcante & Tulio F. O. Rodriguez), apresentado pelo doutorando Lucas Ribeiro.

Enquanto na modalidade de mestrado acadêmico foi obtida a menção honrosa com o melhor trabalho em “Análise e Estruturação de Problemas” (A abordagem de escolha estratégica aplicada ao contexto da manutenção corretiva em sistemas de distribuição de água – Leydiana de Sousa Pereira, Danielle Costa Morais), apresentado pela aluna Leydiana Pereira.