PPGEP-UFPE recebe visita dos professores Jeremy Hall e Stelvia Matos, da Universidade de Surrey, Inglaterra

No dia 11/06/2018, às 14h, na sala de aula da Pós-Graduação, o PPGEP promoverá duas palestras ministradas pelos professores  Dr. Jeremy Hall e Drª. Stelvia Matos, da Universidade de Surrey, Inglaterra.

Título da apresentação (Dr. Jeremy Hall): A Framework for Understanding the Emerging Challenges, Opportunities and Unintended Consequences of Sustainable Development Innovation

A inovação foi reconhecida como uma chave para melhorar as condições sociais e ambientais, embora tenha sido feito pouco progesso em direção a sociedades mais sustentáveis. Para resolver este problema, apresentamos um quadro que é focado em como importantes obstáculos tecnológicos, comerciais, organizacionais e sociais (“TCOS”) podem ser superados e, mais recentemente, como os atributos sustentáveis podem agir como alavancas para tecnologias que, de outra forma, poderiam atrair um interesse limitado. Com base em vários casos de diferentes ambientes industriais, argumentamos que os processos de busca antecipada podem ajudar a identificar oportunidades para produtos e serviços mais sustentáveis e evitar custos posteriores para uma difusão de tecnologia mais eficiente. Também podem  ajudar a evitar consequências não intencionais prejudiciais, o que chamamos de “Paradoxo de Borlaug”, devido ao Prêmio Nobel Norman Borlaug, “o homem que salvou um bilhão de vidas”. Ele foi pioneiro nas tecnologias da Revolução Verde, que melhoraram muito a produção agrícola, mas também causaram grandes impactos ambientais e uma explosão populacional. Tal paradoxo de inovação pode impedir o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis, especialmente aquelas provenientes de institutos financiados publicamente ou de países emergentes.

Dr. Jeremy Hall é Chaired Professor e diretor do Reino Unido do Centro de Gestão de Inovação Social da Universidade de Surrey. Ele também é editor-chefe do Journal of Engineering and Technology Management (JET-M), uma publicação da Elsevier com fator de impacto de 2.419 em 2016. Ele vem realizando pesquisas voltadas para o desenvolvimento sustentável no contexto de inovação, empreendedorismo e cadeias de suprimentos há mais de 20 anos. Seu trabalho foi publicado em uma ampla gama de revistas, incluindo Business Strategy and the Environment, California Management Review, Energy Policy, Entrepreneurship: Theory & Practice, International Journal of Production Research, Journal of Business Ethics, Journal of Business Venturing, Journal of Cleaner Production, Journal of Operations Management, Greener Management International, MIT Sloan Management Review, Research Policy e Small Business Economics. Além de editor-chefe do JET-M, Dr. Hall tem extensa experiência como revisor e como editor convidado para edições especiais sobre temas relacionados ao desenvolvimento sustentável para as revistas Environmental Economics, Journal of Business Venturing, Journal of Cleaner Production e Technovation.

Titulo da apresentacao (Drª. Stelvia Matos): Innovation and Entrepreneurship for Social Inclusion

A apresentação começará com uma visão geral da minha pesquisa sobre as interações complexas entre fatores sociais, ambientais e econômicos, e como elas afetam e/ou são afetadas pela dinâmica da inovação, comportamento empreendedor e desenvolvimento de políticas. Em seguida, apresentarei meu trabalho sobre como as políticas de empreendedorismo geram diferentes impactos sociais nas comunidades pobres e levam a um crescimento socialmente inclusivo. Com base nos dados coletados do turismo brasileiro, defendo que instituições fracas, juntamente com empreendedores alertas, incentivam resultados destrutivos, especialmente se as políticas de empreendedorismo forem baseadas exclusivamente em indicadores econômicos. Políticas que abordam as perspectivas econômicas e sociais podem promover resultados empresariais mais produtivos, embora em um ritmo econômico mais limitado.

Drª. Stelvia Matos é Professora  em Inovação Social e Gestão de Sustentabilidade na Surrey Business School, Universidade de Surrey, Reino Unido. Sua pesquisa diz respeito ao difícil processo de como a indústria pode mudar suas práticas em resposta a pressões sociais e ambientais. Seus interesses de pesquisa incluem gestão sustentável da cadeia de suprimentos, inovação tecnológica sustentável e empreendedorismo para inclusão social. Ela publicou em vários periódicos, incluindo Journal of Operations Management, Technovation, California Management Review, Small Business Economics, Small Business Economics, Journal of Cleaner Production e Journal of Management Studies. Stelvia é atualmente editora da área de Inovação em Desenvolvimento Sustentável na Technovation.