Departamento de Engenharia de Produção da UFPE inaugura o Laboratório Neuroscience for Information and Decision (NSID)

No dia 07/12/2018, às 11h, o Departamento de Engenharia de Produção da UFPE inaugurou o laboratório NeuroScience for Information and Decision (NSID). O laboratório é dedicado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas partir de uma perspectiva interdisciplinar, englobando diversas áreas do conhecimento, tais como: eng. de produção, economia, marketing, psicologia, para o desenvolvimento de sistemas de informação e tomada de decisão e negociação. A proposta do NSID tem como foco disseminar a multidisciplinaridade que intercede essas e outras áreas do conhecimento e trazem grande contribuição e aplicabilidade nos estudos dos aspectos psicofisiológicos e comportamentais, buscando responder a novos questionamentos científicos relacionadas a tomada de decisão individual ou em grupo e processos de negociação.

Vinculado ao INCT- INSID  (Instituto Nacional de Sistemas de Informação e Decisão), uma Rede de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional, o NSID é coordenado pelo Prof. Adiel T. de Almeida e vice coordenado pela professora Danielle C. Morais, tendo contado com recursos da FINEP (Projeto CT-INFRA) e do Departamento de Engenharia de Produção, cujo valor foi da ordem de R$ 1.100.000,00, além de ter aprovado um outro recurso da FINEP no valor de R$ 900.000,00, que será utilizado para aquisição de novos equipamentos.

O laboratório está localizado no 5º andar do Bloco Administrativo do CTG, com sua estrutura inspecionada e aprovada por visita in loco pela FINEP, e tem como público alvo acadêmicos, alunos e pesquisadores. Atualmente, o NSID conta com alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, além de professores e pesquisadores, todos desenvolvendo pesquisas em suas áreas de apoio a decisão, modelagem de preferências e comportamento do decisor com o suporte dos métodos e ferramentas de neurociências. Além do público acadêmico, a sociedade em geral também desempenha um papel importante para o NSID, como apoiadores e beneficiários dos resultados da pesquisas do laboratório, uma vez que advém da sociedade os seus principais participantes em procedimentos experimentais.