PPGEP | Projetos

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção desenvolve projetos através de suas linhas de pesquisa.

Segue a relação dos projetos:

Gerência da Produção

Pesquisa Operacional

Gerência da Produção | Gestão da Informação

Estudos e aplicações metodológicos nas organizações, envolvendo o planejamento e gestão da Informação.

PROJETOS:

  • GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM CADEIAS DE SUPRIMENTO
    Docentes: CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE; DANIELLE COSTA MORAIS; LUCIANA HAZIN ALENCAR
    Desenvolve modelos e aplicações para gestão da informação de Sistemas Logísticos, integrando a Cadeia de Suprimento.
  • GESTÃO DE PROJETOS PARA AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES
    Docentes: CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA; LUCIANA HAZIN ALENCAR
    Desenvolve modelos para o planejamento e controle de projetos, em diversas áreas gerenciais.
  • PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO
    Docente: ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA; MAÍSA MENDONÇA SILVA
    O projeto envolve o desenvolvimento de pesquisa e aplicações para o desenho, diagnóstico, melhoramento e otimização de processos de negócio na cadeia produtiva.
  • GESTAO DA INFORMAÇÃO E APOIO A DECISAO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO
    Docentes: ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA; ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA; CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA; DANIELLE COSTA MORAIS; LUCIANA HAZIN ALENCAR ; MAISA, EDUARDA ASFORA FREJ, LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI
    Desenvolve estudo e aplicação de metodologia de informação e apoio multicritério a decisão em sistemas de produção, resolvendo problemas de decisão em diversos contextos, tais como: estratégia; seleção de fornecedores; contratação de serviços; logística; tecnologia da informação; planejamento de recursos energéticos; condições climáticas; inundações; gestão de recursos hídricos; sistemas de saúde; segurança pública; defesa nacional.

Gerência da Produção | Planejamento e Gestão da Competitividade

Na fase atual, com a questão da globalização da economia, envolvendo diversos aspectos nos sistemas produtivos tais como qualidade e produtividade, é imperativo um aprofundamento da questão da gestão e qualidade da produção diretamente relacionada ao funcionamento dos sistemas e ao grau de sobrevivência das organizações.

Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se estudos e aplicações metodológicas nas organizações, associados ao planejamento e gestão de sistema de produção, envolvendo a gestão de qualidade e produtividade, aspectos de custos, engenharia econômica e planejamento de projetos competitivos, modernização e automação industrial, visando a questão da competitividade dos sistemas de produção.

PROJETOS:

  • GESTÃO ECONÔMICO FINANCEIRA
    Docente:RAPHAEL HARRY FREDERICO RIBEIRO KRAMER
    Desenvolve estudo e aplicação de modelos relacionados a gestão econômico-financeira.
  • GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
    Docente:DENISE DUMKE DE MEDEIROS
    Este projeto tem por objetivo desenvolver pesquisa e aplicações em empresas sobre a atuação dos seus recursos humanos para aumentar a produtividade e a qualidade.
  • ANÁLISE DA SATISFAÇÃO E DA FIDELIDADE DE CLIENTES EM EMPRESAS DE SERVIÇOS  E GESTÃO DA QUALIDADE E METODOLOGIAS DE INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO
    Docente:DENISE DUMKE DE MEDEIROS
    Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os elementos que atuam na formação da qualidade percebida dos clientes em empresas de serviços, com a adoção de metodologias como Servqual, Servperf e Análise Hierárquica, entre outras,  e utilizando técnicas estatísticas para análise multivariada, como a Análise fatorial e a Modelagem de Equações Estruturais, por exemplo. Também visa desenvolver estudos e metodologias para avaliação da qualidade das empresas bem como e estratégias que auxiliam as empresas na integração de sistemas de gestão, como da qualidade, ambiental e de segurança. Também busca avaliar as dificuldades e os benefícios destes sistemas de gestão e de sua integração.

Pesquisa Operacional | Confiabilidade, Manutenção e Riscos em Sistemas de Produção

Diversos aspectos nos sistemas produtivos relacionados à qualidade e confiabilidade são essenciais para sua competitividade. Como consequência é fundamental um aprofundamento em algumas áreas de conhecimento de Engenharia de Produção que dizem respeito ao funcionamento e sobrevivência destes sistemas.

Nesta linha de pesquisa desenvolve-se estudos e aplicações em sistemas de produção, envolvendo aspectos de confiabilidade, engenharia de manutenção, planejamento e gerenciamento de riscos tecnológicos e de perdas na produção, e a avaliação de desempenho de sistemas de produção.

PROJETOS:

  • ANÁLISE PROBABILÍSTICA DE RISCO E DA CONFIABILIDADE EM SISTEMAS COMPLEXOS
    Docentes: ISIS DIDIER LINS; MARCIO JOSE DAS CHAGAS MOURA
    Desenvolvimento de estudos de análise probabilística de risco e de confiabilidade em sistemas complexos. Desenvolvimento de modelos que visualizem a estrutura do risco; possibilitar a otimização da continuidade operacional; implementação de um protótipo de software em ambiente gráfico, possibilitando o dinâmico gerenciamento e avaliação da confiabilidade e disponibilidade de equipamentos e subsistemas.
  • MODELOS DE DECISÃO NA MANUTENÇÃO, CONFIABILIDADE E RISCOS TECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO
    Docentes: ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA; CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE 
    Construção e aplicação de Modelos de decisão Multicritério para Dimensionamento de sobressalentes; Construção de um Modelo de Decisão para estabelecimento e escolha de requisitos para contratos de manutenção. Este trabalho tem por objetivos: Determinação de modelos probabilísticos para confiabilidade e mantenabilidde de sistemas; Análise e formalização do conhecimento a priori de especialistas em relação a confiabilidade e mantenabilidade de sistemas de produção; Desenvolvimento de Modelos de Decisão para estratégias de Acompanhamento da manutenção do Sistema; Desenvolvimento de modelos probabilísticos para avaliação de Desempenho de Sistemas. Desenvolver modelos de decisão, baseados em métodos de teoria da decisão e decisão multicritério para avaliar os riscos tecnológicos e industriais, envolvendo incêndios, explosões, contatos e transportes de materiais perigosos, considerando consequências financeiras, para o meio ambiente, para seres humanos e outros indesejáveis.
  • MODELOS ESTOCÁSTICOS NO PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO
  • Docentes: CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE, ISIS DIDIER LINS; MARCIO JOSE DAS CHAGAS MOURA, ALEXANDRE RAMALHO ALBERTIConstrução e aplicação de modelos estocásticos no planejamento da manutenção.

Pesquisa Operacional | Otimização de Sistemas e Processos

A tomada de decisão na produção, com muita frequência, requer o uso de métodos de pesquisa operacional e estatística visando a quantificação das variáveis envolvidas e a busca de soluções otimizadas.

Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se estudos e aplicações de métodos quantitativos em sistemas de produção, envolvendo especialmente programação matemática, sistemas probabilísticos, teoria da decisão e decisão multicritério e métodos estatísticos, os quais são direcionados para a competitividade destes sistemas, abordando sua gestão e qualidade.

PROJETOS:

  • DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES EM TEORIA DOS JOGOS E TEORIA DA DECISÃO
    Docentes: FRANCISCO DE SOUSA RAMOS; LEANDRO CHAVES REGO; MAÍSA MENDONÇA SILVA
    Desenvolve novos aspectos metodológicos da teoria dos jogos e estabelece procedimentos para sua aplicação em sistemas de produção.
  • MODELOS DE OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO
    Docentes: ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA; ISIS DIDIER LINS; SOSTENES LUIZ SOARES LINS; RAPHAEL HARRY FREDERICO RIBEIRO KRAMER; MAÍSA MENDONÇA SILVA
    Otimizar os processos produtivos através da aplicação de métodos de otimização, técnicas estatísticas e probabilísticas, visando melhorar a capacidade produtiva das empresas. Desenvolve modelos para análise de eficiência, problemas de roteamento de veículos, sequenciamento da produção, localização de instalações e balanceamento de linhas de montagem.

Pesquisa Operacional | Sistemas de Informação e Decisão

Para o desenvolvimento competitivo das organizações é imperativo um aprofundamento nesta área da Engenharia de Produção que tem um impacto direto no funcionamento destes sistemas organizacionais e define o seu grau de sobrevivência.

Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se estudos e aplicações metodológicos nas organizações, envolvendo o planejamento e gestão de Sistemas de Informação, a concepção e projetos de sistemas de apoio a decisão e modelos multicritério de apoio a decisão em sistemas de produção de bens e serviços, os quais são direcionados para a competitividade destes sistemas, abordando sua estratégia, gestão e qualidade.

A intensa integração internacional, nesta linha de pesquisa, tem possibilitado a visita de alunos e professores a centros internacionais de excelência, além da recepção de pesquisadores renomados que interagem nos estudos desta linha.

PROJETOS:

  • FRAMEWORKS E MÉTODOS DE APOIO A DECISÃO MULTICRITÉRIO E ESTRUTURAÇÃO DE PROBLEMAS
    Docentes: ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA; DANIELLE COSTA MORAIS, EDUARDA ASFORA FREJ, LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI
    Desenvolve contribuições em metodologia para frameworks de construção de modelos e em métodos de apoio a decisão multicritério e de decisão em grupo.
  • MÉTODOS, SISTEMAS E MODELOS DE DECISÃO EM GRUPO E DE NEGOCIAÇÃO
    Docentes: ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA; DANIELLE COSTA MORAIS; LUCIANA HAZIN ALENCAR, EDUARDA ASFORA FREJ,  LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI, ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA, MAÍSA MENDONÇA SILVA.
    Desenvolvimento de estudos para desenvolvimento metodológico e para estruturação de problemas complexos e modelos de sistemas de decisão em grupo de forma a agregar as preferências dos múltiplos agentes envolvidos no processo decisório. Desenvolvimento e aplicações de modelos e sistemas de negociação distributiva e integrativa. Desenvolve processos de estruturação de problemas e resolução de conflitos.
  • NEUROCIÊNCIAS NA MODELAGEM DE PREFERÊNCIAS PARA DECISÃO MULTICRITÉRIO E/OU EM GRUPO E NEGOCIAÇÃO
    Docentes: ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA; ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA; DANIELLE COSTA MORAIS; DENISE DUMKE DE MEDEIROS; LUCIANA HAZIN ALENCAR, EDUARDA ASFORA FREJ, LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI
    Uso da neurociências para o desenvolvimento de estudos, experimentos e aplicações associados a modelagem de preferencias para apoio a decisão multicritério (individual ou em grupo) e negociação. São avaliadas características comportamentais do indivíduo relacionadas ao processo de tomada de decisão e em situações de interação estratégica para processos de negociação.
  • MODELOS DE APOIO A DECISÃO MULTICRITÉRIO PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO E NA SELEÇÃO DE PORTFÓLIO E ALOCAÇÃO DE RECURSOS
    Docentes: ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA; CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA; LUCIANA HAZIN ALENCAR; ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA; DANIELLE COSTA MORAIS, EDUARDA ASFORA FREJ, LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI
    Estabelece estrutura de informação e métodos de apoio a decisão para sistemas de produção e desenvolve modelos de decisão multicritério para tratar a problemática de portfolio e alocação de recursos.