Doutorado Acadêmico | Como Ingressar

Datas de Inscrição e Seleção para ingresso em 2021.1 (Atualizado em 08/07/2020)

Inscrições: 13/julho a 11/setembro/2020
Etapa única – Avaliação do Ante-Projeto de Pesquisa e Análise Documental: 14/setembro a 04/dezembro/2020
Resultado: 08/dezembro/2020
Prazo Recursal: 09 a 11/dezembro/2020
Resultado Final: 14/dezembro/2020
Matrícula: Março – 2021
Início das Aulas: Março – 2021 (conforme definido pelo curso após matrícula)

Contato: ppgepsec@gmail.com

 

Arquivo para download: Edital-DO-2021
Arquivo para download (Anexo I, II e III): Requerimento de inscrição – DO – 2021
Realize sua inscrição aqui: Link para inscrição

 

Reuniões de esclarecimento:
Durante o período de inscrições, serão realizadas periodicamente reuniões de esclarecimentos da Coordenação com os candidatos a esta Modalidade. Favor agendar com antecedência (link para agendamento). As reuniões que serão realizadas pelo recurso meet do google. Os Candidatos deverão ler todo o material de inscrição antes da reunião.

Contato com a secretaria através do e-mail ppgepsec@gmail.com

 

 

Requisitos Básicos

Serão admitidos para o Programa de Pós-Graduação os candidatos portadores de diploma de graduação, reconhecidos pelo MEC e diploma de mestrado credenciado pela CAPES em Engenharia de Produção ou áreas afins.

O curso de Doutorado é realizado em tempo integral (8 horas diárias, de segunda à sexta-feira) entre aulas e atividades de pesquisa.

Documentação Necessária

Os candidatos ao Programa de Pós-Graduação deverão realizar a inscrição online, conforme cronograma apresentado no item 3.1 do edital. O formulário de inscrição on-line disponível no site do PPGEP, deverá ser preenchido e enviado, junto com as documentações necessárias:

– Requerimento de inscrição preenchido no formulário on-line disponível na página do PPGEP, na forma do Anexo I, com foto recente;
– Plano de Trabalho, na forma do Anexo II, e regime de dedicação ao curso, na forma do Anexo III;
– Documentos digitalizados: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor; certidão de quitação eleitoral (obtida através do site do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, ou no cartório eleitoral), ou passaporte, no caso de estrangeiro;
– 01 (uma) foto 3 x 4, recente inserida no requerimento de inscrição (Anexo I);
– Curriculum Vitae (Modelo Lattes do CNPq – sem comprovação);
– Ante-Projeto de Pesquisa;
– Diploma do Curso de Graduação;
– Diploma ou comprovação documental de conclusão do Curso de Mestrado (ou declaração de previsão de conclusão, no caso de concluintes);

OBSERVAÇÃO 1 – Os candidatos concluintes de Mestrado terão até 30 de outubro de 2020 para defenderem a dissertação de Mestrado (ou ter sido pré-aprovado por meio de defesa de pré-banca, qualificação ou similar, mediante apresentação de documento oficial da coordenação), sem o qual serão excluídos do processo seletivo. Esses candidatos terão até 30 de outubro 2020 para entregarem a cópia da dissertação, no estágio em que se encontra, sem o qual serão excluídos do processo seletivo.

OBSERVAÇÃO 2 – Os candidatos concluintes de Mestrado, com previsão de conclusão no prazo mínimo de um ano, ou seja, que tenham ingressado no Mestrado em Março de 2020, terão até 27 de novembro de 2020 para efetuarem a pré-análise (ou ter sido pré-aprovado por meio de defesa de pré-banca, qualificação ou similar, mediante apresentação de documento oficial da coordenação), sem o qual serão excluídos do processo seletivo. Esses candidatos terão até 27 de novembro de 2020 para entregarem a cópia da dissertação, no estágio em que se encontra, sem o qual serão excluídos do processo seletivo.

– Histórico escolar do Curso de Graduação;
– Histórico escolar do Curso de Mestrado;
– Carta manifestando interesse e descrevendo as razões em desenvolver o doutorado no PPGEP;
– Resultado do teste de conhecimento de língua inglesa (IELTS ou TOEFL: internet-based – internacional). A validade do teste é de até oito anos.
– Cópia da dissertação de mestrado (observação 1 e 2);

OBSERVAÇÃO 3 – Será exigida a apresentação do teste em língua inglesa IELTS, com desempenho mínimo de 5,0 pontos, ou TOEFL com desempenho mínimo de 64 pontos (internet-based). Não será aceito nenhum outro teste de língua inglesa. Caso o candidato seja classificado com um valor de desempenho do teste de inglês inferior ao mínimo exigido pelo programa, o teste de inglês será um dos requisitos para o exame de qualificação (conforme §7º Art. 35 do Regimento do Programa). Levando em consideração a excepcionalidade da pandemia do COVID-19, caso os órgãos/empresas responsáveis pela realização dos testes de inglês não estejam realizando os testes IELTS ou TOEFL, cabe ao candidato comprovar que não há realização de teste no seu estado federativo e entregar uma declaração de punho próprio se comprometendo a realizar o teste assim que o mesmo esteja sendo realizado, caso ele venha a ser admitido e observando o cumprimento do regimento do PPGEP quanto prazos de entrega e notas mínimas do referido teste.

São de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer título.

Seleção

A seleção para o doutorado considera o perfil e as características acadêmicas do candidato. O candidato deve ressaltar em seu currículo as atividades científicas e a relação de artigos publicados em congressos, revistas, periódicos e similares. O conhecimento de língua inglesa é um aspecto importante, sendo avaliado por meio do resultado do TOEFL-IBT ou IELTS. Serão considerados o perfil e a experiência do candidato para desenvolvimento de atividades relacionadas à pesquisa.

Critérios Seletivos

A seleção será realizada em Etapa única – Avaliação do Ante-Projeto de Pesquisa e Análise Documental. A análise documental será realizada com base em critérios explícitos e distintos e a Avaliação do Ante-Projeto de Pesquisa com base em uma avaliação do ante-projeto de pesquisa.

Os critérios de avaliação dos documentos do candidato e seus respectivos pesos estão apresentados a seguir:

1 – Análise Documental (peso 0,40)
• Titulação (peso 0,50);
• Conhecimento de Língua Inglesa (peso 0,20);
• Produção Científica (peso 0,30)

2 – Avaliação do Ante-Projeto de Pesquisa (peso 0,60)
• Aderência do Ante-Projeto de Pesquisa à linha de atuação escolhida pelo candidato, considerando ainda a prioridade destes projetos em relação às linhas de atuação do PPGEP; (peso 0,30)
• Viabilidade do Ante-Projeto de Pesquisa proposto pelo candidato, dentro das condições de funcionamento do Programa; (peso 0,30)
• Consistência da pesquisa proposta, demonstração da importância do projeto e sua  motivação; (peso 0,20)
• Coerência do plano de trabalho com a estrutura do Programa e com a proposta geral do candidato (peso 0,20)

Será considerado o perfil e as características acadêmicas do candidato para os projetos de pesquisa existentes no PPGEP em conformidade com a disponibilidade de orientação para os mesmos, considerando ainda a prioridade destes projetos. Os membros do corpo docente estão habilitados para orientação neste período estão listados no site do PPGEP (www.ppgep.org.br).

 

:: RESULTADO FINAL :: SELEÇÃO DOUTORADO 2020 :: Ordem de Classificação

RESULTADO

1 BEATRIZ SALES DA CUNHA 9,40
2 RAFAEL LUIZ VELÔZO SANTIAGO 9,00
3 DANIELLE FREITAS SANTOS 8,85
4 GABRIELA SILVA DA SILVA 8,85
5 AUGUSTO JOSÉ DA SILVA RODRIGUES 8,81
6 FRANCISCO FILIPE CUNHA LIMA VIANA 8,73
7 EMERSON RODRIGUES SABINO 8,70
8 MIRIAN BATISTA DE OLIVEIRA BORTOLUZZI 8,70
9 MONALISA CRISTINA MOURA DOS SANTOS 8,68
10 SUSANE DE FARIAS GOMES 8,50
11 CAMILA CAMPOS GÓMEZ FAMÁ 8,43
12 DANIELA NUNES DOS SANTOS FERREIRA 8,24
13 VIVIANA MAURA DOS SANTOS 7,36
14 ANA PAULA DE BARROS ARAÚJO 7,26
15 FLÁVIA ATAIDE DA MOTTA 6,94
16 PLÍNIO MARCIO DA SILVA RAMOS 6,92
17 PAULO ELLERY ALVES DE OLIVEIRA 6,41